A Tesla observou que os projetos seletivamente implementados
e que tinham melhores resultados financeiros, estavam por trás do declínio,
embora, as margens melhoraram drasticamente de 2,7% no quarto trimestre de 2016
para 29,1% no primeiro trimestre de 2017.
Clientes que invés de alugar, decidiram comprar os seus sistemas
fotovoltaicos, representaram 31% das implantações no primeiro trimestre,
comparado a 28% no trimestre anterior e 9% no período do ano anterior.
A divisão/franquia de energia da Tesla no primeiro trimestre
de 2017 faturou USD 213,9 milhões, ante USD 131,4 milhões no trimestre
anterior. As receitas desse segmento incluíram vendas de armazenamento de
energia (baterias) equivalentes a 60MWh de armazenamento de energia, incluindo
um projeto de armazenamento de 52MWh para a Kauai Island Utility Cooperative
(KIUC) em Kauai, Havaí.
A instalações em GD da Tesla podem estar abaixo do esperado,
devido a recentes informações de que a Tesla desestimulou as vendas diretas
usando vendedores no porta-a-porta. A empresa recentemente começou a vender os
kit solares e de armazenamento em várias lojas existentes da própria Tesla,
afirmando que a "produtividade de vendas" melhorou em 50% a 100%, em
relação aos "melhores locais de venda não-Tesla".
Telhas Solares
A Tesla também atualizou os planos para iniciar a produção
de suas telhas solares, que iniciará a produção-piloto em sua fábrica em
Fremont, Califórnia, no segundo trimestre, e que será a mesma instalação
ocupada para a célula e a linha piloto de módulos da Suniva.
A companhia observou que "logo depois disso" mudaria
a produção para a Gigafactory 2 em Buffalo, Nova York, que está planejado para
ser operado pelo seu parceiro Panasonic.
No entanto, a Tesla observou que a Panasonic realmente
fabricaria suas células solares HIT (Heterojunction with Intrinsic Thin layer)
para suas telhas solares na Gigafactory 2. Especula-se de que o investimento
inicial de USD 250 milhões da Panasonic nas instalações de Buffalo, seria
atribuído apenas à montagem de módulos e telhas solares.
A produção de células, bem como a montagem de telhas solares
na Gigafactory 2 com os investimentos iniciais, indicam uma capacidade de
produção limitada, até que demonstre necessidade de aumentar em algum momento
no segundo semestre de 2017.
Isso levou a empresa a iniciar planos para ter mais de 70
lojas da Tesla nos EUA e no exterior, com pessoas dedicadas as vendas dos kits solares
e baterias ao longo dos próximos dois trimestres. A empresa não disse quantos
empregos isso criaria. Relatórios recentes indicaram que a equipe de vendas que
atuavam no modelo porta-a-porta, seriam, quando possível, remanejadas para
trabalharem nessas lojas.
Fonte: PVT
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