quinta-feira, 4 de maio de 2017

Instalações solares da Tesla caem 25% no primeiro trimestre

A Tesla reportou queda nas suas instalações de energia solar fotovoltaica do primeiro trimestre 2017. As vendas foram de 150MW, abaixo, comparando os 201MW no trimestre anterior, uma diminuição de 25%, devido a tendência dos clientes comprarem o seu kit solar, em vez de alugarem, como a Tesla anteriormente mais oferecia.

A Tesla observou que os projetos seletivamente implementados e que tinham melhores resultados financeiros, estavam por trás do declínio, embora, as margens melhoraram drasticamente de 2,7% no quarto trimestre de 2016 para 29,1% no primeiro trimestre de 2017.

Clientes que invés de alugar, decidiram comprar os seus sistemas fotovoltaicos, representaram 31% das implantações no primeiro trimestre, comparado a 28% no trimestre anterior e 9% no período do ano anterior.

A divisão/franquia de energia da Tesla no primeiro trimestre de 2017 faturou USD 213,9 milhões, ante USD 131,4 milhões no trimestre anterior. As receitas desse segmento incluíram vendas de armazenamento de energia (baterias) equivalentes a 60MWh de armazenamento de energia, incluindo um projeto de armazenamento de 52MWh para a Kauai Island Utility Cooperative (KIUC) em Kauai, Havaí.

A instalações em GD da Tesla podem estar abaixo do esperado, devido a recentes informações de que a Tesla desestimulou as vendas diretas usando vendedores no porta-a-porta. A empresa recentemente começou a vender os kit solares e de armazenamento em várias lojas existentes da própria Tesla, afirmando que a "produtividade de vendas" melhorou em 50% a 100%, em relação aos "melhores locais de venda não-Tesla".

Telhas Solares

A Tesla também atualizou os planos para iniciar a produção de suas telhas solares, que iniciará a produção-piloto em sua fábrica em Fremont, Califórnia, no segundo trimestre, e que será a mesma instalação ocupada para a célula e a linha piloto de módulos da Suniva.

A companhia observou que "logo depois disso" mudaria a produção para a Gigafactory 2 em Buffalo, Nova York, que está planejado para ser operado pelo seu parceiro Panasonic.

No entanto, a Tesla observou que a Panasonic realmente fabricaria suas células solares HIT (Heterojunction with Intrinsic Thin layer) para suas telhas solares na Gigafactory 2. Especula-se de que o investimento inicial de USD 250 milhões da Panasonic nas instalações de Buffalo, seria atribuído apenas à montagem de módulos e telhas solares.

A produção de células, bem como a montagem de telhas solares na Gigafactory 2 com os investimentos iniciais, indicam uma capacidade de produção limitada, até que demonstre necessidade de aumentar em algum momento no segundo semestre de 2017.

Isso levou a empresa a iniciar planos para ter mais de 70 lojas da Tesla nos EUA e no exterior, com pessoas dedicadas as vendas dos kits solares e baterias ao longo dos próximos dois trimestres. A empresa não disse quantos empregos isso criaria. Relatórios recentes indicaram que a equipe de vendas que atuavam no modelo porta-a-porta, seriam, quando possível, remanejadas para trabalharem nessas lojas.

Fonte: PVT

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