domingo, 30 de abril de 2017

Boom dos carros elétricos é tão real, que até as gigantes do petróleo já estão se preparando

Os carros elétricos estão chegando rápido! E isso não é apenas a opinião de somente da indústria automobilística.

A Total Petroquímica SA, um dos maiores produtores mundiais de petróleo, refinaria e derivados, anunciou agora que um novo planejamento deve ser realizado pois Veículos Elétricos (VEs) podem constituir quase um terço das vendas de automóveis novos no inicio da próxima década.

O aumento de veículos movidos a bateria fará com que a demanda de combustíveis à base de petróleo atinja o pico nos anos 2030, afirmou Joel Couse, Economista-Chefe de Energia da Total SA disse em conferencia nesta Terça-Feira em Nova Iorque à Bloomberg New Energy Finance.


"A demanda de combustíveis fósseis atingirá seu pico em 2030. No qual, espera-se que 30% da frota já seja elétrica. Após isso, provavelmente haverá declínio na demanda e os postos de combustíveis iniciam sua era para a extinção" (Joel Couse da TOTAL SA)

A projeção de Couse (da TOTAL SA) para carros elétricos é maior que a projeção da BNEF (Bloomberg New Energy Finance), disse Colin McKerracher, Chefe de Análise Avançada de Transporte em Bloomberg New Energy Finance.

"Isso é grande. Isso é a previsão mais agressiva que vimos até então. O que de fato nos deixa eufóricos e empolgados uma vez que a previsão foi realizada por uma Petroquimica." disse McKerracher (da BNEF)

Outras companhias petrolíferas têm reduzido suas previsões de longo prazo para a demanda por petróleo. O executivo-chefe da Royal Dutch Shell Plc, Ben van Beurden, disse em março que a demanda de petróleo pode atingir o pico no final da década de 2020. Ele criou uma unidade de negócios para identificar as tecnologias limpas onde poderia ser mais rentável.

Os carros elétricos estão começando a competir com os modelos da gasolina no preço e no desempenho. A parte mais cara de um carro elétrico é a bateria, que pode representar até metade do custo total, de acordo com BNEF. Os primeiros carros elétricos para ser competitivo no preço estiveram na classe de luxo, conduzida pelo modelo S de Tesla Inc., que é agora o carro de luxo grande best-seller nos Estados Unidos.

"Mas os preços das baterias estão caindo em cerca de 20 por cento ao ano, e as montadoras gastam bilhões para eletrificar suas frotas. A Volkswagen AG tem como objetivo que 25% de suas vendas sejam elétricas até 2025. A Toyota planeja eliminar os combustíveis fósseis em 2050." (Conferencia de Chicago - 2016)

Os carros elétricos compõem atualmente aproximadamente 1 por cento de vendas globais do veículo, mas as industrias automobilísticas tradicionais estão preparando-se para a transformação.
Em 2018, a Volkswagen trabalha em eletrificação com um Audi SUV será o primeiro modelo elétrico de alta velocidade nos EUA para competir com os Superchargers da Tesla. A Jaguar e a Volvo Cars da Tata Motors também têm carros promissores a caminho, e até 2020, a avalanche realmente começa, com a Mercedes-Benz, a VW, a General Motors Co. e outras lançando dezenas de novos modelos. (Conferencia de Chicago - 2016)

"Até 2020, haverá mais de 120 modelos diferentes de VE (Veículos Elétricos) de todos espectros. Estes são grandes carros. Eles farão o equivalente à combustão interna parecer antiquado, poluente e ultrapassado...uma relíquia de museu!"disse Michael Liebreich, fundador da Bloomberg New Energy Finance.


Fonte: BNEF

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